terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Turista

Ao sair do filme "O Turista", a única coisa que eu me perguntei foi: Por que, Johnny, por que? Queria saber porque diabos ele escolheu fazer este filme. Sou fanzoca dele desde que me entendo por gente e já vi sua filmagrafia quase que completa. Lembro que quando lançaram Piratas do Caribe e ele se tornou um blockbuster star, a justificativa dele para o papel de Jack Sparrow é que ele tinha filhos pequenos e gostaria de fazer parte de um projeto que se relacionasse com as crianças. Totalmente compreensível, até porque é um personagem muito bem escrito e inventivo, que rendeu à Depp a primeira indicação ao Oscar.
Mas em 'O Turista', o personagem não tem nada de interessante, nem as pessoas com quem contracena, nem o roteiro e muito menos a direção de Florian Henckel von Donnersmarck. O longa parece uma sequência de cenas roubadas de outros filmes...no trem, quando Depp conhece Angelina, nas perseguições sem sentido pelas águas de Veneza e outras.
Mas a maior falha é do diretor, que não sabe definir seu tom. Eu, sinceramente, não sei se é um filme pra ser levado à sério. Talvez nem o próprio Florian saiba. Os personagens passam por cada situação esdrúxula, que eu, como espectadora, não sei se o diretor está gozando com a minha cara ou se ele realmente quis que aquilo fosse crível. Em determinados momentos do filme eu juro que enxergava ali o Jack Sparrow, de tão goofy que é.
Essa indecisão sobre a qualidade do filme, pra mim, representa incapacidade do diretor, não genialidade. Florian não soube dosar o tom de sua própria obra. Não é como nos filmes dos Coen, 'Queime depois de ler', 'Fargo' e 'O grande Lebowski', cujo tom é sempre muito bem definido em sátiras, críticas, que eles não querem ser levados à sérios. Ou o caso de Mathew Vaughn, que também acertou em cheio no inesperadamente violento Kick-Ass. Florian simplesmente errou.
Eu vou parar por aqui e nem entrar no mérito de escolha da Angelina Jolie. Já estou mais do que cansada de vê-la interpretar uma britânica misteriosa que só sabe fazer carão sexy.

Ok, são 6:40h da manhã, depois eu ajeito esse texto.