domingo, 2 de agosto de 2009

Éclair, o inventor do fecho*

Uma vez escrevi aqui que fechecler era uma das palavras mais engraçadas da Língua Portuguesa. Não é que falei asneira? Pois pasmem, há tantos anos na boca do povo**, a grafia continua sendo fecho ecler, ou éclair, do francês. Na reforma ortográfica, eles me tiram o trema dos macaquinhos saguis, arguir, quinquênio, mas não tornam fechecler uma palavra única? Vai entender.

Ainda bem que já passei da fase de ler perante a turma. Ficaria traumatizada para o resto da vida! Porque, cá entre nós, fatalmente erraria a pronúncia.









* Frase sem embasamento teórico, pura invenção da minha cabeça
**Parafraseando Juliana Freitas

7 comentários:

Juliana. disse...

parafraseando juliana freitas foi ótimo! hahahahahahaahahahaha
um absurdo mesmo, o fecho ecler merecia mais atenção! hahaha

beijomeliga!

Unknown disse...

Eu nunca tinha parado pra pensar sobre essa(s) palavras(s)?!!
Pra mim, será sempre fechecler. E se for pra exaltar o feito do francês, quê seja fecho Éclair!

Adorei o ''**Parafraseando Juliana Freitas''

beijos e parabéns pela pesquisa hahaha

thais disse...

hahaha eu acha essa a palavra mais feia da lingua portuguesa ao lado de "frango".
definitivamente vou ter que rever meus conceitos.
é parafraseando juliana freitas foi o máximo!

bjs!

thais disse...

eu achava*

Paula Filizola disse...

ao lado de frango? Que random.

Amiga... parei com vc, to com saudade, pô!

Beijos

... disse...

opiniões libertas - você quem escolheu isso?

emaaa disse...

aii acho que fui eu que te contei que é feixe Éclair, que foi a primeira marca de zíper!! eu fiquei mto feliz quando descobri!