sábado, 27 de setembro de 2008

Coréia e Alzheimer

Eu gosto de ver a comprovoção dos velhos clichês ao vivo e a cores. Um deles é de que a vida ensina mais do que a escola. Estava no ônibus em Copacabana quinta-feira às 10:10h indo para a faculdade quando entra um cara com alguma mercadoria que fatalmente seria indiferente à mim.
Estava sentada naquele banco individual da frente, portanto não houve contato visual com o vendedor. Ainda bem, isso me constrange. E, de fato, eu estava com o dinheiro contadíssimo (estou me acostumando a viver assim) naquela manhã chuvosa.
O cara começou a falar sobre educação, salário dos professores, lei de aprovação automática, ali, no 175 Barra da Tijuca.
Falou que na Coréia do Sul a média dos alunos tem que ser oito se não o professor é demitido, o pagamento é melhor e tudo mais. Fechou o assunto revelando tristemente a realidade do Brasil.
Eu comecei a me perguntar o quê seria a mercadoria escondida naquela caixa de papelão. O que poderia estar vendendo aquele negro bonito, com voz atuante, educação, e imagino eu, brilho nos olhos.
Ele citou vários metódos de medicina alternativa e nos explicou que são os fitoterápicos. Finalmente, veio a venda.
Palavras cruzadas, caça palavras e todo tipo de passatempo que, segundo ele, previne o Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas.
E assim, sem mais nem menos eu aprendi um pouco sobre a educação na Coréia. Mas infelizmente não pude comprar um livrinho daquele e presentear algum amigo entediado com aula. (porque eu não faço esses passatempos. Não gosto de desafiar meu cérebro. Será que terei Alzheimer?)

7 comentários:

Anônimo disse...

que incrível isso! sempre pego só aqueles que falam: 4 paçocas 1 real, 3 jujubas 1 real, 1 torcisa 1 real... e assim vai.
PS.:, eu adoraria ser presenteada com um passatempo desses.. hahaha

Helmut disse...

Adorei esse seu texto. Excelente. Muito bom mesmo!

Infelizmente temos que andar com o dinheiro "contadinho" aqui no Rio. Será que na Coréia também é assim?

Lá também tem vendedores ambulantes, principalmente nos ônibus? Qual será o preço da passagem? E o salário de um professor?

Tantas perguntas, tantas curiosidades... e a aqui, a realidade assusta. E como assusta!

Helmut disse...

E sim: adoraria também ser presenteado com um passatempo. Hahaha

Lara Rebibout disse...

hahaha, mas eu ano com o dinheiro contado porque não tenho excedentes! nada a ver com a violência

Paula Filizola disse...

entao, acho que eu ganharia o passatempo né?
hahaha!

Sim, eu estou viciadinha.

Bom, isso previne sim.. vide meu avô e minha avó agora né?

mas enfim... educativo esse passeio de onibus!

Juliana. disse...

o mais incrível foi ele, depois do discurso, não ter emendado um 'pra mudar isso, vote **'

Bruna Maciel disse...

Obrigada amiga!
Poxa, realmente os vendedores estão "estudando" nomas táticas de venda!Adorei.
Bjss