domingo, 26 de outubro de 2008

50,78% x 49,22%

Eudardo Paes acaba de ser eleito prefeito do Rio de Janeiro. Eu acabei de terminar de ler 'A sangue frio'. Estava realmente deprimida com a leitura mas o foco do meu sentimento mudou quando minha mãe entrou no quarto, e dignamente, me parabenizou pois o meu candidato ficara em segundo lugar em uma disputa acirradíssima. O dela venceu. Esqueci completamente o assassinato da família Clutter descrito por Capote e só penso em como eu gostaria que o Gabeira tivesse ganhado.
Infelizmente a nossa política e o eleitorado é predominado por um pensamento de classe média, como diria um professor meu. O pensamento classe média independe da classe social. Uma pessoa riquíssima e instruida pode ser portador deste pensamento. Na minha opinião Eduardo Paes é um político de classe média. Não propõe nada de novo e não fará diferença alguma em seu governo. Em sua campanha, só vi falta de ética. A começar pelas bandeiras e mídia exterior que ele tanto critica mas usufrui mais que qualquer outro candidato. Mesmo que ele fosse o meu candidato, só de ver os papéis perto da minha zona eleitoral na manhã do dia 5 de outubro, mudaria. Acho simplesmente inconcebível que alguém que tenha a cara de pau de sujar a cidade dessa maneira preste como político. O caráter não muda no grau das ações. Se um sujeito é capaz de ser inescrupuloso nas pequenas coisas, será também nas grandes.
O modo como ele usou o apoio de Sérgio Cabral e de Lula é também vergonhoso e irritante. A cada minuto nos debates ele cita isso. E a gente está careca de saber que ter apoio de alguém não significa romper o isolamento político do Rio de Janeiro. Ele simplesmente não propôs nada. Só falou das quarenta UPA's 24 horas. Espero que cumpra e que ajude aos pobres que ele tanto defendeu nesta campanha.

Fiquei muito feliz, por outro lado, ao ver a campanha de Fernando Gabeira. O candidato do PV foi o primeiro a abrir os gastos da campanha e divulgar os nomes de todos os colaboradores, a falar que os cargos não serão distribuidos por conta de laços políticos, mas sim por competência. Falou em monitoramento aéreo da dengue e o candidato eleito ridicularizou essa proposta. Uma solução que deu tão certo em Fortaleza. Gabeira sabe da precária indústria carioca e conta com o turismo como fonte de renda da cidade. Infelizmente a maioria das pessoas não leva isso a sério, mas a proposta do candidato do PV de sinalizar a cidade para os turistas é de grande valor. Quem já foi a Salvador pôde perceber o quão bem sinalizada a cidade é. Todas as placas em português, inglês e espanhol, além dos símbolos indicativos do que é o lugar. Se é parque, praia etc. Infelizmente, mais uma vez, os políticos do Brasil tendem a ignorar os projetos bem-sucedidos e insistem no erro.
Gabeira sugeriu que um navio fosse afundado na Baía de Guanabara pois isso atrairia um fluxo enorme de peixes e a revitalização daquele ecossistema. Isso já foi feito nas Ilhas Cagarras, em Ipanema e lá existe uma procura muito grande de mergulhadores e turismo do gênero. Um turismo bastante caro, diga-se de passagem. As pessoas às vezes julgam essas coisas supérfulas e não vêem o quão lucratica e rentável seria para o maquinário financeiro dessa endividada cidade.
Infelizmente o pensamento de classe média venceu.
Espero que Eduardo Paes me surpreenda, seja um político inteligente, que vá além da mesmice e adote as propostas de Gabeira. Se não, daqui a quatro anos, torço para que Gabeira se candidate novamente. Até lá, veremos que Paes não têve diferencial algum, que fará as mesmas coisas que critica em Cesar Maia e, provavelmente, já estará em outro partido. Aí sim os 49% de Gabeira possam se tornar 80.

11 comentários:

Paula Filizola disse...

ahh... sem palavras.

Fiquei muito triste. Usei verde ontem e hoje. Vi muitas pessoas de verde, achei que fossemos conseguir.

é muito triste ver como a politica no Rio nao tem perspectiva de melhora. O Gabeira era nossa esperança...

Lara Rebibout disse...

acho que tem perspectiva de melhora sim! 49% é mt perspectiva!

OBA ESCOLA - Observando o Brasil através da Escola disse...

Jovem, Lara. Acabo de ler seu texto, meio que por acaso, porém fiquei muito feliz com o que li. Você, após um resultado de uma eleição, fazer uma reflexão dessas e, ao mesmo tempo, demonstrar os seus sentimentos. Parabéns, realmente, você será uma grande jornalista. Um abraço.
Luis Antonio
revistamorar@gmail.com

Paula Filizola disse...

sim, é uma perspectiva. Significa que a cidade quer melhorar, mostramos isso... Paes foi eleito em uma cidade dividida... acho que Gabeira pode conseguir grandes feitos, mesmo fora da prefeitura... ele anda falando que vai ajudar, vai mobilizar... entao, é sim uma perspectiva.

Anônimo disse...

Clap, clap, clap! Palmas para Lara!!!
Adorei o texto! Seja por defender Gabeira, seja pelos argumentos usados, seja pela estrutura!
Beijos!
Milena Hygino

Juliana. disse...

culpa do sérgio cabral que antecipou o feriado. tsc tsc :P
mas apesar de ele ter desandado um pouco nessa campanha, eu sempre gostei do eduardo paes e acredito que ele será um bom prefeito. ah, e nao, eu nao acredito em papai noel.
beiijos amiguinha

Anônimo disse...

tb fiquei arrasada.. essa antecipação do feriado foi claramente feita pra modificar o resultado das eleições. Espero que quem trocou a chance de mudar o rio, por um dia de praia e mais 4 anos de corrupção esteja com vergonha uma hora dessas, e que colham os frutos dessa idiotice. Resumiria essas eleições em mediocridade: um candidato medíocre, com propostas medíocres e eleitorado medíocre..

Juliana. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

gente!
Nada está perdido!
Vamos na passeata sexta feira!

Informe-se na comunidade.

"movimento pró democracia"


Boraaaa!

Anônimo disse...

O melhor texto que você já escreveu. Parabéns.

Anônimo disse...

Aliás ouça!

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/wma/player_gradio.asp?audio=2008%2Fcolunas%2Fjabor%5F081027%2Ewma&OAS%5Fsitepage=sgr%2Fsgr%2Fradioclick%2Fradiosam%2Fcbn%2Fbusca