quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

estágio do estágio

Domingo passado soube que ia começar a estagiar na Segunda. Estava no Espelunca Chic quando recebi a notícia e depois vim pra casa com uns amigos e vimos a segunda temporada de Heroes. Eles saíram daqui as 5h e eu acordei as 7:30h. Até aí, sem problemas. Difícil mesmo é ir da Barra à Tijuca tentando quebrar aquele silêncio constrangedor com protótipos de conversas inúteis. Mas pior ainda é fazer esse trajeto sem rádio e com várias paradas pra buscar pessoas que se atrasam. Se o silêncio é incômodo com o carro em movimento, imagina com ele parado.
Parte 1 resolvida.
A parte 2 é mais complicada. Requer um pouco mais de sensibilidade: ser apresentada às pessoas. Conhecer amigos dos amigos é fácil. Você se mete na conversa e pronto. Nem perguntam seu nome, no máximo perguntam para alguém como você se chama. Conhecer futuros companheiros de trabalho é que é o complicado. Ainda mais se seu nome é Lara.
- Clara?
- Não, Lara
- Laura?
- Não, é Lara
- Ah, Sarah?
- Quase lá. Lara
- Mara?
- É Lara. Ele a Erre A. Lara
- Ahhhhhh, Lara! É de Larissa?
- Não, é de Lara mesmo

Ok, exagerei legal. Isso não aconteceu. Não desta vez.
Mas pra quem não sabe, eu não sou lá muito chegada em cumprimentar as pessoas. Dou um 'Ooi' geral e olhe lá. Mas na hora de ser apresentada a gente estende a mão e tudo mais. Ou pelo menos espera-se que a gente faça isso. Eu faço, mas nunca sei se querem minha mão ou meu rosto pra dar dois beijinhos. Tento evitá-los, não é sempre que consigo.
E quando achei que tudo caminhava bem, já tinha conhecido três pessoas sem assimilar seus nomes - é simplesmente impossível ser simpática, coordenada e ouvir nomes, quiçá guardá-los - eis que a vaca foi pro brejo. Um cara hesitou ao estender a mão mas inclinou o rosto. Num cumprimento sem jeito onde nem mão nem beijo cumpriram suas tarefas, eu soltei 'que sejam os dois então'. Ri e saí de fininho pra sala ao lado onde um novo começo me esperava. Optei pelo 'Ooi' geral que foi melhor sucedido.
A gente deveria ter um estágio antes de entrar em qualquer empresa como estagiário. Você já é a escória do escritório, podia pelo menos fazer uma bela aparição.

Nenhum comentário: