domingo, 11 de maio de 2008

trabalho voluntário ou compulsório?

Fazer trabalho voluntário tem tomado um caminho bem esquisito. Outro dia ouvi algo do tipo 'cada um tem que fazer a sua parte'. Eu pensei: que parte?
Acho que as pessoas se esqueceram que trabalho voluntário envolve amor, doação, gentileza, afinal, você está abrindo mão do seu tempo pelo outro.
Caridade é feita para tapar um buraco que o governo não cobriu. A obrigação de ensinar não é do amigos da escola, ou de um grupo de pessoas letradas que resolve ajudar crianças carentes. É do governo. Mas creio que as pessoas já tenham se conformado com o fato de o governo não tapar buraco algum, nem com isopor, nem com cimento. Aí elas falam como se a obrigação fosse da população. Acho muito bacana quem faz regurlamente, e principalmente, quem faz com amor. Mas quando penso na frase 'cada um faz a sua parte', associo isso a coisas que eu faço, tais como só usar cadernos reciclados ou, como aconteceu no trabalho, substituir copos descartáveis por de vidro, rejeitar sacos plásticos das lojas sempre que possível. Pra mim, isso é que é cada um fazer a sua parte. E não cada um fazer a parte de outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca havia pensado dessa forma, mas concordo plenamente...

;)

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado